Mauro - Uma visão geral

1. Este destrancamento de recurso especial interposto contra decisãeste interlocutória pressupõe, para além da comprovaçãeste do perigo por dano irreparável, que o com interesse demonstre a forte probabilidade de êxito do recurso especial.

Este Supremo Tribunal Federal, no exame do Recurso Extraordinário nº 630.733/DF, da relatoria do Ministro Gilmar Mendes, concluiu pela inexistência do direito do candidatos à remarcaçãeste por testes por aptidão física, em razão de circunstâncias pessoais, ainda de que do feição fisiológico ou por força maior, salvo contrária disposição editalícia.

c) a arguição será improcedente se o órgãeste fracionário, pela maioria por seus membros, rejeitar a alegaçãeste de desconformidade da lei com a norma constitucional.

"(...) este Supremo Tribunal Federal, no referido julgamento plenário da ADI 2.797/DF, ao declarar a inconstitucionalidade da Lei nº 10.628/2002, na parte em que esta introduziu este § 2º pelo art. 84 do CPP, explicitou que, tratando-se de proceder civil pública por improbidade administrativa (Lei nº oito.429/92), mostra-se irrelevante, para efeito de Sentido da competência originária Destes Tribunais, que se cuide de ocupante do cargo público ou do titular de mandato eletivo ainda pelo exercício DE respectivas funções, pois, em processos dessa essencia, a proceder civil deverá ser ajuizada perante magistrado de primeiro grau. Esse entendimento, na realidade, nada mais reflete senão a própria orientaçãeste resultante por diretriz jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal de que, em razãeste dos muitos precedentes estabelecidos através Corte, consolidou-se no sentido do que, ainda qual se trate do Ministro de Estado (saiba como na espfoicie) ou de membros do Congresso Brasileiro, a competência para processar e julgar proceder civil de improbidade administrativa, fundada na Lei nº oito.

Solicitem informações ao Juízo reclamado, dando notícia desta medida, por meio por postado com sinal de recebimento, aos interessados.

1. Dependendo de novel jurisprudência do STF e STJ, este juízo do 1º grau é competente de modo a julgamento de ação por improbidade administrativa, ainda que proposta contra prefeito. Precedentes.

ESTES conhecimentos trazidos pelos povos árabes para a Península Ibfoirica foram de Bastante ajuda de modo a este seu desenvolvimento.

É este nome dado aos antigos habitantes da Mauritânia, país situado pelo noroeste da África, qual quer dizer “base Destes mouros”.

2 - Este ordenamento jurídico-processual brasileiro perfilha a teoria da asserçãeste, de tratado usando a qual, se 1 juízo do cogniçãeste sumária levar à constatação da ausência por uma das condições da ação, o Feito deverá ser extinto nenhumas resoluçãeste por mérito, a fim por evitar o desenvolvimento por atividade jurisdicional inútil.

1. Determinada ter que a partir desta fonte realização do licitaçãeste pública pelo Secretário de Transportes do Distrito Federal, a sua omissão dolosa caracteriza ato de improbidade administrativa, nos termos do art.

Vistos, relatados e discutidos esses autos em qual são partes as supra indicadas, acordam os Ministros da SEGUNDA TURMA do Superior Tribunal por Justiça, na analogia Destes votos e DE notas taquigráficas, este seguinte resultado do julgamento:

2. Na espé especialmentecie, contudo, a preliminar por incompetência do juízo por primeiro grau foi afastada pelo Tribunal por origem, sob este argumento do que este foro por prerrogativa por função nãeste se estende ao processamento das ações por improbidade administrativa, o de que se compatibiliza utilizando a orientaçãeste pacificada nesta Corte.

Por outro lado, a ser necessária uma cogniçãeste Muito mais aprofundada e verificando-se a inexistência do 1 ou por quaisquer dos requisitos classificados tais como condições da proceder pelo Lei de Processo Civil, haverá, em verdade, juízo do mé especialmenterito e os pedidos deverãeste ser julgados improcedentes.

1 - A Constituição Federal previu foro privilegiado de modo a alguns ocupantes do cargos políticos para processos de feição estritamente criminal. Nesse caso, nãeste há que se incluir na competência das Cortes Superiores o processamento e julgamento por ação civil por improbidade administrativa, ante a ausência por previsãeste constitucional para tanto, não é possível essa extensãeste de competência ser fabricada sequer por ato legislativo infraconstitucional, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal, cabendo aos Juízos Comuns por primeiro grau o julgamento dessas demandas.

3. Cinge-se a controvérsia Acerca a eventualidade por aplicação do disposto no art. 475-L, § 1º, do CPC, na hipótese em qual este título executivo judicial adota entendimento supostamente em sentido contrário ao do Supremo Tribunal Federal, especificamente em relação à prerrogativa do função por atos por improbidade administrativa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *